quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Tecnologia na Moda

Dois mundos distantes e aparentemente se afastando. Pelo menos é isso que a maioria das pessoas deve pensar sobre a relação entre moda e tecnologia. Ambas se desenvolvem de maneiras diferentes, mas, na verdade, não é bem assim.

Há inúmeros exemplos da influência da moda sobre a tecnologia, e vice-versa, presentes no mercado - ou pelo menos ainda em fase de testes e pesquisas.

A tecnologia auxiliando a moda

Geralmente, a primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa em tecnologia voltada à moda são as tradicionais camisetas com desenhos geek (personagens de games, por exemplo), as roupas especiais para esportes, projetadas para aprimorar a performance dos atletas, ou ainda os tênis de corrida, que proporcionam a absorção do impacto e previnem lesões. Porém, isso é bastante simples para o tanto de opções que já foram ou estão sendo desenvolvidas.

Hoje, já existem tecidos feitos de materiais reciclados e outros muito mais avançados, como o algodão transmissor de eletricidade, que gera energia pelo movimento do corpo e pode ser usado para criar roupas "multifuncionais" (que podem servir para carregar celulares, por exemplo), desenvolvido por Juan Hinestroza e apresentado há três meses no Cornell Design League Fashion Show, um evento promovido pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Outra novidade veio de uma das maiores empresas de fornecimento de energia da Holanda. A Nuon acaba de anunciar o lançamento de uma camiseta que muda de cor de acordo com a temperatura do corpo, passando de marrom para laranja.


Foto: Reprodução.

Além das roupas propriamente ditas, a tecnologia muitas vezes também serve de acessório e pode definir o estilo ou ainda o quão "cool" um usuário é, pelo MP3 que carrega, se usa fones de ouvido incrementados ou pelo modelo de notebook que prefere.

Pode aparecer também como inspiração para o visual de artistas, como o grupo Black Eyed Peas, que não só compôs um CD "futurista" como também utiliza um visual todo tecnológico em seus figurinos e apresentações, ou ainda como parte da construção dos vídeos, como faz a cantora Lady Gaga, ao equipar o cenário de "Bad Romance" com gadgets variados. Também é possível mencionar o vestido de LED da cantora Katy Perry - diretamente da loja Cute Circuit, um excelente exemplo da associação de ciência e moda - para o evento no Metropolitam Museum of Art, e dos modelos iluminados de Rihanna, prova de que a high tech está cada vez mais pop. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Foto: Reprodução.

Sem dúvida, a moda aproveita muito os benefícios que a tecnologia oferece, mas retribui à altura, servindo de inspiração para a criação de gadgets e aparelhos diferentes, que chamam a atenção do público.

Fonte: Nátaly Dauer com colaboração de Stella Dauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário