terça-feira, 9 de julho de 2013

Programação do IV Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA

Para o IV Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), que será realizado no dia 18 de julho, das 8h às 17h30, na sala 4 de cinema do Cinemark Salvador Shopping, a entidade trouxe importantes profissionais das áreas de sustentabilidade e construções verdes.

Nesta edição, o Fórum irá debater a Terceira Revolução Industrial e seus cinco pilares: transição das energias fósseis para as renováveis; transformação dos edifícios em miniusinas de energia; o emprego do hidrogênio, tecnologias de armazenamento em todas as edificações e toda a infraestrutura para armazenar energias intermitentes; o uso de tecnologia da internet para transformar a rede elétrica de todo continente em uma rede de compartilhamento de energia; e transição da frota de transporte para veículos movidos a células de combustíveis ou elétricos.

Importante evento sustentável para o setor da construção civil na Bahia, o Fórum de Sustentabilidade tem se fortalecido a cada ano. Neste ano, os participantes poderão assistir gratuitamente à palestra do italiano Angelo Consoli, fundador e presidente da Sociedade Europeia CETRI-TIRES (www.cetri-tires.org) – organização europeia responsável pela promoção na Europa da visão de Jeremy Rifkin sobre a Terceira Revolução Industrial.

O público do evento também poderá assistir à palestra do ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, sobre “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”. Barros se destacou na carreira política pela administração voltada para as preocupações com o meio ambiente e a sustentabilidade. Em 2012, coordenou a participação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Rio+20.

Um painel com casos concreto sobre “Ideias positivas para cidades, pessoas e ambientes sustentáveis” será coordenado por Ângela Márcia Andrade, engenheira civil, gerente de projetos e propriedades na Rede Bahia.
Entre os assuntos abordados durante o painel estarão o “Uso racional de água e a construção sustentável”, que será discutido pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador da Rede de Tecnologias Limpas, Asher Kiperstok. Para falar sobre miniusinas de Energia Solar e Eólica, a ADEMI-BA traz Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima; Carola Griebenow, gerente de Projeto de Eficiência Energética e Energias Renováveis da GIZ  (Centro Alemão para Cooperação Internacional) e Silvia Paulo de Azevedo, Doutoranda pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e sócia da empresa Enersud Indústrai e Soluções Energéticas.

A diretora da PROACTIVE Consultoria especializada e Gestão de Projetos e Certificações Ambientais, Ana Rocha Melhado, irá abordar a revitalização de bairros, trazendo casos concretos como o do Paris Rive Gauche.


PROGRAMAÇÃO

9h - Abertura
Nilson Sarti – Presidente da ADEMI-BA
Representante das Instituições Parceiras do 4° Fórum

09h20min - Apresentação
Plano de Trabalho “ADEMI e a Sustentabilidade” 2012/2014: avanços e novos desafios
Nilson Sarti – Presidente da ADEMI-BA e Fábio Rocha – Professor e Especialista em Sustentabilidade

09h40min - Palestra de Abertura
Os Cinco Pilares da Terceira Revolução Industrial – Angelo Consoli
Novas cidades na biosférica era pós-carbono: uma abordagem holística e efetiva para o uso de recursos naturais
Presidente do CETRI-TIRES – Circulo Europeu para Terceira Revolução Industrial

10h40min – Palestra
Cidades Inteligentes e Sustentáveis - Silvio Barros – ex-prefeito de Maringá (PR)

11h30min - Mesa-Redonda – “Como tornar nossas cidades mais sustentáveis”
Nilson Sarti, Presidente da ADEMI-BA.
Coordenador da Mesa: Osvaldo Soliano, Diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima.
Palestrantes: Angelo Consoli e Silvio Barros
Convidados

12h30min - Perguntas para todos os palestrantes do turno da manhã

13h00min Almoço

14h - Painel com Casos Concretos - “Ideias positivas para cidades, pessoas e ambientes sustentáveis”
Coordenadora: Ângela Márcia Andrade – Engenharia Civil, Gerente Corporativo de Projetos e Propriedades na Rede Bahia.
Uso Racional da Água e a Construção Sustentável
Asher Kiperstok – Professor da UFBA e Coordenador da Rede de Tecnologias Limpas
Os empreendimentos como Miniusinas de Energia Solar
Osvaldo Soliano – Diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima.
Carola Griebenow – Gerente de Projeto de Eficiência Energética e Energias Renováveis da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH 
Os empreendimentos como Miniusinas de Energia Solar
Silvia Paulo de Azevedo - Doutoranda pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e sócia da empresa Enersud Indústrai e Soluções Energéticas
Revitalização de Bairros, caso concreto do Paris Rive Gauche.
Ana Rocha Melhado - Diretora da PROACTIVE Consultoria, especializada em Gestão de Projetos e Certificações Ambientais.

16h30min - Debate entre Palestrantes, Convidados e Público

17h30min – Encerramento



PERFIL DOS PALESTRANTES

Angelo Consoli
Fundador e presidente da Sociedade Europeia CETRI-TIRES (www.cetri-tires.org) – organização europeia responsável pela promoção na Europa da visão de Jeremy Rifkin sobre a Terceira Revolução Industrial. Foi conselheiro para assuntos de energia e meio ambiente das administrações de vários líderes europeus a exemplo do ex-Primeiro Ministro da Itália, Romano Prodi; da Chanceler da Alemanha, Angela Merkel; do ex-Primeiro Ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero; do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso; do ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy; e do presidente da França, François Hollande. Levou à definição dos planos de Energia Sustentável de várias administrações locais, incluindo o da cidade de Roma e da região da Sicília.
Consoli acaba de publicar o livro Territorio Zero com Livio de Santoli, professor de Engenharia de Energia da Universidade Sapienza de Roma e ex-reitor da Faculdade de Arquitetura.

Silvio Barros
Engenheiro civil, formado na Universidade Estadual de Maringá, com especialização em Engenharia Ambiental. Trabalhou 25 anos no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos tendo vivido 15 anos em Manaus - Amazonas, onde trabalhou com o oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau durante os dois anos de sua expedição à Amazônia. Exerceu diversas funções públicas, inclusive de Secretário de Estado no Amazonas e no Paraná e também secretário nacional no Governo Federal em Brasília.
Por dois mandatos consecutivos (2005 a 2012) Silvio Barros foi prefeito de Maringá-Paraná. Neste período, a cidade foi premiada nacionalmente em diversas áreas e reconhecida pelo Instituto FIRJAN pela qualidade na gestão fiscal (http://www.firjan.org.br/IFGF/).
Silvio Barros tem também atuação nacional na defesa do municipalismo sendo membro da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos, além de ter coordenadao a participação da FNP na Conferencia das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20.

Ângela Márcia Andrade
Engenheira Civil com especialização em Psicologia Organizacional, MBA em Marketing de Serviços e Mestrado em Gerenciamento de Tecnologias Limpas.  Atuou na área de construção civil durante 20 anos, com gerenciamento de produção, orçamentos, desenvolvimento de produtos, implantação de norma ISO. É gerente corporativo de Projetos e Propriedades na Rede Bahia. Na função que exerce, participa de discussões, projetos e pautas ambientais que podem disseminar conhecimento para a audiência das empresas, alinhando o conhecimento  técnico com trabalhos  que atingem  vários públicos. Como exemplo, liderou o projeto de cuidado ambiental do Festival de Verão 2012 e 2013, evento de música no verão de Salvador, com projeção nacional e internacional. Atuou como docente em Disciplina Ecoeficiencia Predial, em curso de especialização promovido pela Universidade Federal da Bahia para Hemorrede Brasil. Dedica-se ao aprimoramento de práticas de tecnologias limpas para prédios e eventos, como consultora ambiental e em grupos de estudos sobre edificações ambientalmente mais corretas, tendo participado de cursos do processo Aqua e Procel Edifica de certificações. Participa de viagens técnicas internacionais e atua também em seminários como palestrante versando sobre temas ambientais e de eficiência energética.

Asher Kiperstok
Engenheiro Civil, Technion, Instituto Tecnológico de Israel, 1974. MSc. e PhD em Engenharia Química, Tecnologias Ambientais, pela UMIST University of Manchester, Reino Unido 1996. Professor Associado do Departamento de Engenharia Ambiental - Escola Politécnica da UFBA, Coordenador da Rede de Tecnologias Limpas – TECLIM, Professor dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Industrial / UFBA, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.  Autor / coordenador dos livros: Inovação e Meio Ambiente, Prevenção da Poluição e Prata da Casa: construindo produção limpa na Bahia.

Osvaldo Soliano
Com Especialização pela École Supérieure d'Électricité (SUPELEC), na França e Doutorado em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, na Inglaterra, Osvaldo Soliano é Diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima.

Carola Elisa Griebenow
Carola é diplomada em Economia, Ciências Econômicas e Políticas de Energia, História e Filologia Românica pela Universidade de Colônia, Alemanha. Antes de trabalhar para a Cooperação Alemã (GIZ) no fomento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na América Central (El Salvador, Costa Rica e Honduras) trabalhou no mercado internacional de reduções de emissões de carbono na empresa alemã First Climate como gerente de projetos do mercado voluntário para China e Índia.
Na América Central, assessorou o Conselho Nacional de Energia de El Salvador na adaptação do marco regulatório para projetos de energias renováveis de pequena e média escala e na elaboração de uma lei de eficiência energética. Acompanhou diferentes projetos com o setor privado entre eles a implantação de usinas de biogás na agroindústria costa-riquense e a implantação de eficiência energética no setor de comércio.
Desde maio de 2013, trabalha na Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável no âmbito de Energias Renováveis e Eficiência Energética no Rio de Janeiro.

Silvia Paulo de Azevedo
Doutoranda pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e sócia da empresa Enersud Indústrai e Soluções Energéticas

Ana Rocha Melhado
É diretora da PROACTIVE Consultoria, especializada em Gestão de Projetos e Certificações Ambientais. Engenheira Civil, Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui pós-Doutorado em Gestão Ambiental de Bairros Sustentáveis pela ISO 14001 e pelo processo de certificação HQE®, realizado em Paris, com supervisão da empresa de gerenciamento urbano SEMAPA e do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Auditora Líder do Processo de Certificação AQUA pela Fundação Vanzolini. Autora de livros técnicos relacionados à Gestão do Processo de Projeto e sua integração com a produção, é professora Titular do Curso de Engenharia Civil da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário