sexta-feira, 19 de julho de 2013

IV Fórum de Sustentabilidade debateu as cidades sustentáveis

Quem foi ontem (18) ao Cinemark do Salvador Shopping, não assistiu a mais uma sessão de filme de ficção científica. Dessa vez a sala 4 estava lotada de estudantes, empresários do setor da construção civil e de autoridades para o IV Fórum de Sustentabilidade que debateu a Terceira Revolução Industrial e o futuro das cidades na Era Pós Carbono com a presença dos melhores especialistas do país e do mundo sobre o assunto.

Em seu discurso de abertura, o presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti falou um pouco sobre o pensamento antigo das pessoas que costumavam acreditar que sustentabilidade só podia ser praticada por grandes empresas e, o que conseguimos com o Fórum foi demonstrar que pequenas e médias empresas podem implementar ações de responsabilidade socioambiental e manterem-se competitivas. “Nesta edição, trouxemos o que há de mais moderno no mundo neste campo”, afirmou Sarti, explicando porque o Fórum está implementando uma agenda positiva de debates e ações em suas edições consecutivas.

Durante o evento, o Secretário Municipal da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, apresentou o projeto que irá testar ônibus elétricos em Salvador no mês de setembro. Ângelo Consoli, membro da Sociedade Europeia da Terceira Revolução Industrial, indica que o uso sustentável do transporte público é um dos pilares do desenvolvimentos das cidades sustentáveis. “Não se pode adensar pessoas em uma área sem pensar na sua mobilidade pelo transporte público de qualidade”.

Na ocasião, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler anunciou que os prédios do Centro Administrativo da Bahia (CAB) irão se transformar em miniusinas para a geração de energia.

O público do evento pode conferir as palestras como a do italiano Angelo Consoli, de Silvio Barros, Asker Kiperstok, Osvaldo Soliano, Carola Griebenow, Silvia Paulo de Azevedo, Ana Rocha e Ângela Márcia Andrade.

Estiveram presentes no Fórum de Sustentabilidade, o vice presidente da CBIC, José Carlos Martins; o Secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Vieira Lima; o presidente da Câmara de Veradores, Paulo Câmara; o Superintendente Regional da CAIXA, Luis Antônio de Souza; o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães e o prefeito de Camçari, Ademar Delgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário