quarta-feira, 22 de junho de 2011

Documentário sobre Krajcberg tem nova exibição em Salvador

 
O documentário sobre o artista e ativista Frans Krajcberg terá nova sessão de pré-estreia em Salvador no dia 7 de Julho, às 19h, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, centro da cidade. Isto porque, segundo a jornalista e diretora do longa, Renata Rocha, houve pedidos por parte de empresários, ambientalistas e admiradores do homenageado.

A obra está em fase de finalização e inicia nova fase de captação, o que, em breve, deverá viabilizar a inserção nas salas de cinema. Uma novidade nesta nova exibição é a parceria com a promoter Marta Góes, uma referência na organização de eventos na capital baiana. "A própria história dele [Krajcberg] e a história de Renata com ele me encantou. A criatividade, a garra e a iniciativa dela em fazer o filme me envolveu", comenta a promoter.

"O Grito Krajcberg" tem a proposta de ser o eco dos gritos do artista e ativista Frans Krajcberg em prol da natureza e do meio ambiente. Dirigido por Renata Rocha, faz um relato da vida e obra do artista/ativista, remontando à sua trajetória voltada para a temática socioambiental. "Amei a idéia, tenho total certeza que será um evento muito especial", aponta Rocha sobre reexibição do documentário em mais uma pré-estreia são para convidados (a avant-premiére foi realizada em abril).

Narrado pela cantora Maria Bethânia, a obra traz experiências de vida e depoimentos que ilustram a trajetória de Krajcberg. Com duração de 70 minutos, é uma produção independente que mergulha na história e nas visões do artista através de fotografias, depoimentos, testemunhos, registros de sua obra. Entre os nomes que testemunham sobre o artista estão o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça; os artistas Emanoel Araujo, Chistiane Torloni, Victor Fasano, Justino Marinho, Anna Letycia, Carlos Vergara entre outros.

"O Grito Krajcberg é também o meu grito, um grito de independência, de liberdade. É o meu grito mais alto", diz Renata Rocha ao referir a "ousadia" de estrear no cinema baiano com uma produção independente.

Para a primeira etapa de produção, o documentário contou com o patrocínio do estaleiro Mac Laren Oil, além do apoio da Biscoito Fino, Governo do Estado da Bahia, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, Faculdade da Cidade do Salvador, IRDEB dentre outros. Para essa nova exibição, o filme conta com o apoio da Rede Bahia.

"Krajcberg não surgiu em minha vida por acaso, eu nasci outra vez", explica a documentarista, que também atuou no filme ao lado de outros profissionais reconhecidos do mercado baiano; entre eles, o cineasta José Francisco Serafim, que é seu co-autor no roteiro e na montagem; a editora Gilvânia Araújo; o diretor de arte Gerson Lemos; o diretor de fotografia, Kleyton Cintra, entre outros.

A exibição será só para convidados, mas a jornalista já se organiza para realizar um terceiro lançamento para um público maior.

Frans Krajcberg - Frans Krajcberg é artista plástico naturalizado brasileiro e reconhecido mundialmente pela força de sua obra; acumula vários títulos, honrarias e prêmios por sua postura ética e humanística diante dos problemas socioambientais. Kracjberg correu o mundo debatendo os sérios problemas que ameaçam a saúde do planeta, além de realizar centenas de exposições. A sua trajetória mostra a riqueza de um ativista que construiu uma história de vida única. Desde as suas experiências ao servir ao exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial, época em que perdeu toda a família nos campos de concentração nazista, até chegar ao Brasil, em 1948, onde chegou a passar fome e dormir nas praças públicas do Rio de Janeiro.

Renata Rocha - Renata Rocha é produtora, pesquisadora, escritora e jornalista. É autora da biografia intitulada "A Pluralidade de Sérgio Mattos", uma obra mais direcionada para a academia que aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Mattos. Além da produção e direção do documentário intitulado "O Grito Krajcberg", a escritora organiza o livro do filme, uma versão impressa com depoimentos de Walter Salles, Maria Bethânia, Caetano Veloso e outros.

Engajada com a problemática ambiental, Renata Rocha elaborou todo planejamento de comunicação do Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, um projeto idealizado por Frans Krajcberg em Nova Viçosa no extremo sul da Bahia. Atualmente está dirigindo o longa-metragem "Emanoel Sem Fronteiras", uma biografia do artista plástico baiano Emanoel Araujo. Este novo projeto também vai gerar um livro com a crítica genética do processo criativo do artista. Outra inserção no meio cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário