quarta-feira, 22 de junho de 2011

Baianos lançam primeiro aplicativo brasileiro com conteúdos em tempo real sobre sustentabilidade

Foto: Divulgação.
Empreendedores baianos lançam o primeiro aplicativo no Brasil com informações em tempo real sobre os três pilares da sustentabilidade - social, ambiental e econômico. A iniciativa do Instituto EcoDesenvolvimento e da uTouch Labs, ambas com sede na Bahia, chegou a loja da Apple (App Store) e está projetado para rodar em iPhone, iPad e iPod Touch.

O aplicativo EcoD pode ser baixado gratuitamente e apresenta conteúdos inovadores sobre o desenvolvimento sustentável, casos de sucesso e dados importantes que auxiliem toda sociedade a desenvolver uma opinião crítica e, ao mesmo tempo, inspirem pessoas à ação.

O projeto foi idealizado por Isaac Edington, presidente do Instituto EcoDesenvolvimento, organização sem fins lucrativos que desde 2008 trabalha em prol da sustentabilidade no cenário baiano e nacional, junto com Fábio Góis, diretor de conteúdo do Portal EcoD, e Leonardo Copello, diretor de produtos da uTouchLabs. A equipe desenvolveu o conceito e tecnologias para a ferramenta móvel que contou com o apoio da agência paulista de marketing promocional, Triefe.

“Nosso objetivo é sempre deixar o conteúdo do EcoD acessível a todos os públicos, a qualquer momento. Isso porque acreditamos que a sustentabilidade deve chegar às pessoas de forma objetiva e fazer parte de nosso cotidiano. Assim colocamos nesse aplicativo todas nossas 25 editorais com notícias quentes e especiais exclusivos.”, explica Fábio Góis.

O Instituto EcoD tem como característica disseminar seus conteúdos por meio de multiplataformas. Hoje as informações estão presentes no portal EcoDesenvolvimento.org, redes sociais, mídias indoor, rádio, revistas, newsletter, celulares, entre os maiores portais do Brasil e movimentos sociais.

“Na verdade o EcoD já nasceu mobile. Fomos pioneiros no Brasil a disponibilizar conteúdo especializado em sustentabilidade numa plataforma exclusiva para internet móvel, através do endereço m.ecod.org.br. Desde 2008,  é possível os usuários de qualquer telefone com acesso a internet, acessar os conteúdos do portal EcoD. O que estamos fazendo agora é avançar ainda mais, atingindo o público de usuários da Apple, por meio de uma plataforma consolidada, que cresce exponencialmente em todo o mundo.”, afirma Isaac Edington.

De acordo com Leonardo Copello, o maior desafio para produzir o aplicativo foi agregar a quantidade de conteúdos do Portal EcoD em uma plataforma móvel com uma interface simplificada e atraente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário