segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Exposição traz história da amizade entre Carybé e Jorge Amado


Com entrada franca projeto visa a difundir o legado dos artistas, conhecidos por obras inesquecíveis e singular atuação nas áreas de literatura e artes plásticas

Jorge Amado, um típico baiano. Carybé, de batismo Hector Bernabó, um argentino que decidiu ser baiano. Ambos tomados de amor pela Bahia, terra que se tornou ponto de referência para suas vidas e obras e que fez surgir uma das mais belas amizades do mundo das artes. Não à toa Jorge chegou a declarar em um dos seus livros que Carybé era o "mais baianos dos baianos".

Para que a importância dessa relação promova uma reflexão sobre a cultura da Bahia e para que esse legado se torne mais acessível à população, Salvador recebe entre os dias 6 de setembro a 6 de outubro, no Solar Ferrão, no Pelourinho, a exposição “100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado”.

A exposição tem a curadoria de Solange Bernabó, filha de Carybé, que no dia da inauguração (06/09), fará uma palestra, às 16h, na Fundação Casa de Jorge Amado com o tema “Carybé e Jorge, uma amizade centenária”, que contará com a participação especial da escritora e presidente da Fundação, Myriam Fraga. 

Com o projeto expográfico assinado pelo arquiteto Daniel Colina e pelo designer Gabriel Bernabó, a mostra traz ilustrações de obras como O Sumiço da Santa, Jubiabá, A Morte e A Morte de Quincas Berro Dágua, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé. 

Para Solange, a expectativa é que mais de mil pessoas passem pela exposição e possam conhecer um pouco mais sobre a história de dois dos maiores ícones da cultura brasileira.

“Com a exposição pretendo não só homenageá-los, mas também promover uma reflexão sobre a importância desta amizade para a cultura brasileira, através da representação do povo baiano ao longo da trajetória dos artistas”, comenta Solange.

"100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado" é uma realização do Instituto Carybé, em parceria com a Hasta la Luna Iniciativas Culturais, apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e patrocínio do Grupo LM, através da Lei Rouanet. 

Caminhos da Itinerância

Ilhéus foi a primeira cidade a receber a exposição, seguida de Feira de Santana e por último Salvador. A cada cidade visitada, a exposição vem atraindo um público diversificado e bastante interessado em conhecer mais sobre a amizade e a obra destes dois ícones. 

Sobre a Exposição "100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado"

O imaginário popular sobre a Bahia foi concebido a partir das palavras de Jorge Amado e das imagens de Carybé, que devido às suas singularidades, criaram obras de extrema originalidade e beleza, revelando características da cultura baiana capazes de apresentar o estado ao mundo.

Com sua narrativa particular, Jorge Amado revelou curiosidades sobre a Bahia que vão desde sua mescla de religiosidade e sensualidade, com cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. Já Carybé materializou-a em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvendam o povo baiano de maneira única. Além de únicos em suas áreas, Jorge e Carybé são personagens da vida real que se cruzaram e tornaram-se irmãos, influenciando um ao outro, bebendo muitas vezes da mesma fonte e produzindo um magnífico legado.

Sobre o Grupo LM

A empresa com mais de 30 anos de atuação, acredita que somente incentivando a cultura local é possível promover uma transformação cultural e social. Com filiais nas principais capitais do país, o Grupo LM (www.grupolm.com.br) é constituído pela LM Transportes, que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas, pela concessionária Bravo Caminhões e Ônibus Volkswagen e MAN e também pela AuraBrasil, que atua na área de locação de máquinas e equipamentos. Seu modelo de gestão tem como meta a satisfação de seus clientes, o que faz do grupo empresarial um dos maiores do Brasil e sua marca representa as iniciais do seu presidente e fundador, Luiz Mendonça Filho.

Serviço:

O que: Exposição 100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado

Onde: Solar Ferrão - Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho

Visitação: De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Inauguração: 06 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário