sábado, 1 de maio de 2010

Design focado na medicina auxilia portadores de necessidades especiais a se movimentar

Um traje criado por cientistas russos para ser usado no espaço está mudando a vida de crianças com paralisia cerebral. A roupa foi criada para evitar o enfraquecimento dos ossos e dos músculos dos astronautas na gravidade zero e agora pode ajudar crianças no tratamento contra a paralisia cerebral.



A roupa ajusta a postura provocando passos mais firmes. Os elásticos que ligam tronco, cintura, joelhos e pés obrigam o corpo a fazer esforço, mesmo parado.

Hoje, o equipamento é usado em mais de 50 países para ajudar pessoas com paralisia cerebral a andar. Uma ONG de salvador é a primeira instituição da América Latina a utilizar a roupa. Os trajes foram doados pela empresa russa, dona da patente.




O tratamento com o traje dura de dois a três meses, dependendo do grau de dificuldade que cada criança tem para andar, sentar ou levantar. É um tempo curto em comparação com outras formas de reabilitação. Essa rapidez no resultado é uma das grandes vantagens do equipamento.

"Com a fisioterapia convencional, eu levaria um ano e meio, dois anos, para fazer uma criança andar. Com o traje, nós conseguimos abreviar isso e, com isso, dar uma independência para a criança e para a família, em termos de inclusão social, muito mais rápida", explicou o presidente do Núcleo de Apóio à Criança com Paralisia Cerebral, Pedro Guimarães.

O trabalho com a roupa é associado à fisioterapia tradicional, fonoaudiologia e a outras atividades.

Este é um ótimo exemplo de que o design não está apenas associado a forma dos produtos, mas também a funcionalidade.




Fotos: Reprodução

Um comentário:

  1. TENHO UMA FILHA COM 11ANOS E TEM PARALISIA CEREBRAL! gostaria de saber mais sobre o traje e como adquirir , se tem algum modo de ser gratuito. ANTONIO JOSE FURTADO EMAIL;furtado.49@hotmail.com desde ja muito obrigado e que deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir