sexta-feira, 14 de maio de 2010

Criação X Produtividade

Li este texto no site 'Revista Design' que achei muito interessante e decidi dividir com vocês.

Foto: Reprodução.

Hoje, para se trabalhar com design, não basta ser um profissional talentoso, ler muitos livros, fazer cursos de atualização e ser antenado com o que passa à sua volta. Tem que se adaptar também ao ritmo de trabalho dos escritórios e ser produtivo não deixando, porém, de ser criativo.

Arrisco a dizer que, hoje em dia, a produtividade é o grande dilema da maioria dos designers. Ela afeta não só escritórios de grande porte mas empresas pequenas que, obviamente, querem crescer rápido e reservar seu lugar ao sol. Prazos cada vez mais curtos, jobs cada vez mais complexos e clientes cada vez mais exigentes fazem com que as empresas de design, muitas vezes, trabalhem como se fossem fábricas de salsicha: não dá para imaginar o briefing entrando de um lado da máquina e, do outro, saindo o produto pronto, perfeito para o consumo do cliente. Nessas horas, deixam-se de lado conceitos e processos fundamentais para o sucesso do trabalho.

Por outro lado, as empresas têm que satisfazer seus clientes dentro dos prazos, correndo risco de serem trocadas por outras que possam atendê-los de forma mais eficaz. Aliás, o mundo vive em outra velocidade e, para acompanhá-lo, todos têm que se adaptar a esse novo ritmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário