sábado, 25 de maio de 2013

4 práticas do design thinking para aplicar na sua startup

Foto: Reprodução.
Fazer escolhas e resolver problemas. Esse é um dos principais desafios na vida de um empreendedor. Para facilitar essa tomada de decisões, muitos estão buscando a ajuda do design thinking, um conjunto de métodos e processos para lidar com obstáculos e analisar soluções. “A abordagem é focada no ser humano. Isso significa que partimos sempre do que é 'desejado' pela pessoa”, afirma Mônica Puoli, especialista no assunto e responsável pela Escola Design Thinking. “Procuramos descobrir as reais necessidades em vez de criar soluções ou produtos a partir de pressuposições.” 

Você também pode aplicar algumas dessas práticas à sua startup. Veja como: 

Crie um ambiente adaptável 
Um ambiente de trabalho baseado no modelo mental de design thinking deve se adaptar às necessidades do time no momento e não o oposto. ‘’Hoje nós nos adaptamos aos ambientes, quando o que deveria acontecer é o contrário: os ambiente deveriam facilitar os processos que acontecem ou acontecerão nele’’, diz a Mônica. 

Pense com empatia 
Isso significa refletir sobre suas decisões levando em consideração as perspectivas dos outros. “A maior dica aqui é despir-se dos seus pressupostos e estar disponível para o outro, para o inesperado e o acaso”, afirma Mônica. Ao gerar empatia abrimos as portas para insights poderosos, que possibilitam a criação de soluções, produtos e serviços que realmente façam sentido e impactem a vida das pessoas. 

Trabalhe em conjunto 
Inteligências somadas têm uma força muito maior do que cada uma delas individualmente. “Um dos pilares do design thinking é estar em uma equipe multidisciplinar que possa gerar trazer perspectivas diferentes, para depois chegar a uma solução comum”, diz Mônica. 

Vá para a prática 
Os adeptos do design thinking acreditam no aprendizado pela prática, ou seja, experimente transformar as suas ideias em soluções o quanto antes. ‘’Ao transpor o papel para o mundo real, evitamos os grandes erros, cometendo pequenos erros constantemente’, afirma Mônica. 


Fonte: Por Daniela Moreira - http://revistapegn.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário