terça-feira, 5 de abril de 2011

Mesa Cirúrgica Atena A-600

Foto: Reprodução.
Como conferir a um equipamento hospitalar uma linguagem estética nova, que alie suavidade e sofisticação, sem prejudicar a robustez que caracteriza esse tipo de produto? Esse foi o desafio que guiou o processo de desenvolvimento da Atena A-600, mesa cirúrgica da empresa paulista Baumer S.A., ganhadora do iF Product Design Award 2008, prêmio mais importante do mercado europeu.
Foto: Reprodução.
Para responder a essa demanda, a equipe da Questto Design, escritório contratado para elaborar o produto, atuou em conjunto com os setores de engenharia e vendas da Baumer. O trabalho começou com a observação dos ambientes e das aplicações da versão antiga do produto, bem como do comportamento dos usuários diante dele. Ao verificar que a robustez trazida pelo uso do aço era um aspecto bastante valorizado, o próximo passo dos designers foi analisar que materiais poderiam manter essa característica e, ao mesmo tempo, oferecer maior liberdade formal, dentro das possibilidades de investimento da empresa.

“A solução foi simplificar a estrutura interna em aço e desenvolver painéis de fechamento em plástico”, explica o designer Levi Girardi. Segundo ele, o aspecto de robustez foi mantido com um superdimensionamento visual de alguns elementos-chave, como a coluna central e as rodas, aliados ao desenvolvimento de acionadores mecânicos em aço inox usinado, mecanismos estes que ajudam o usuário a posicionar o paciente adequadamente. “O custo relativamente alto desse último recurso acabou compensado pela redução do uso do aço em outras partes do equipamento”, completa.

Desse modo, surgiu um produto de formas fluídas e com uma série de inovações funcionais. Destinada a cirurgias gerais, especializadas e também para partos, a mesa cirúrgica Atena A-600 possui acionamento silencioso e preciso por meio de controle remoto, vedação contra entrada de líquidos, facilidades para limpeza e para manutenção preventiva. Além disso, é radiotransparente: permite procedimentos de raios-x sem necessidade de transferência do paciente. Tudo isso em uma interface homem-máquina intuitiva e simples.

Fonte: Design Brasil - www.designbrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário