segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bola que gera energia

Foto: Reprodução.

Estudantes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bola de futebol que poderia tornar a Copa do Mundo muito mais "verde". O projeto dos quatro alunos recebe o nome de sOccket e propõe uma bola que recarrega uma pequena bateria interna sempre que utilizada em partidas.

Segundo as pesquisas feitas pelo grupo, toda vez que uma bola é chutada, parte da energia é usada para colocá-la em movimento. No entanto, outra parte é desperdiçada. A sOccket sugere um sistema de bobinas indutivas, parecido com o utilizado nas lanternas "shake to charge", que usa parte do impacto do chute para produzir energia.

Para se ter uma idéia da capacidade do projeto, após uma partida de apenas 15 minutos, a energia gerada é suficiente para acender uma lâmpada de LED por até três horas ou carregar uma bateria de celular. Se a sOccket fosse utilizada em um jogo de 90 minutos, por exemplo, a energia de apenas uma bola seria suficiente para recarregar até seis baterias de celulares. Já pensou quanta energia uma Copa do Mundo poderia gerar?

Para aproveitar o clima da competição, atualmente a "bola ecológica" está sendo testada em comunidades carentes do Quênia e África do Sul que apresentam problemas de distribuição de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário