terça-feira, 6 de abril de 2010

A trajetória do jornalista Sérgio Mattos vira tema de um livro

Foto: Mateus Pereira.

A jornalista, pesquisadora e minha grande amiga Renata Rocha, lança no próximo dia 8 de abril, seu primeiro livro publicado, uma biografia do Jornalista Sérgio Mattos. Intitulado “A Pluralidade de Sérgio Mattos”, segundo Renata, a obra é mais direcionada para a academia e aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira, destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Augusto Soares Mattos. O lançamento acontece no auditório do edf. Nobre, principal Campus da Faculdade da Cidade do Salvador, (Praça da Inglaterra, nº2 Comércio), às 19h.


A autora conta que descobriu sua vocação para ser escritora ao traçar a tradicional linha do tempo vivenciada por Mattos. E quando o assunto é sua predileção por biografias, a jornalista pontua suas escolhas e não economiza elogios para o personagem: “escolhi Sérgio Mattos como tema do meu livro por conta da sua contribuição para a academia e sociedade. Com esse livro decidi ser biografa para destacar personalidades que vem contribuindo para o bem da humanidade. Já estou produzindo o próximo e esse exemplo de Sérgio Mattos me amadureceu muito...”.


Projetos

Cheia de sonhos e projetos, Renata atualmente está engajada com a problemática socioambiental, realizando pesquisas nessa linha. Quando perguntada sobre futuro Renata é cautelosa em contar os detalhes, mas deixa escapar sua ânsia em continuar aprendendo novas formas de expressão. “Escolhi jornalismo por paixão, foi o meu casamento. Hoje, sou uma documentarista e todo meu trabalho é pautado em uma pesquisa completa que reúne informações desde os arquivos dos jornais e revistas. Não sou cineasta, mas confesso que sou fascinada por esse universo da sétima arte. O cinema me proporciona uma liberdade de criar que o jornalismo não consegue. Mas é importante destacar que esse desdobramento se deu através do jornalismo”, revela.


A capa

E para não dizer que não falei de design, tive a honra de criar a capa do livro, trabalho que me proporcionou grande experiência. Fiz uma análise sobre o assunto abordado, pesquisas sobre as características de Sérgio Mattos e formas que indicassem o conceito do seu perfil profissional.

Por se tratar de pluralidade, afinal Sérgio Mattos é jornalista, escritor, compositor e poeta, criei algo que pudesse definir este contexto, por isso, partes da face de Sérgio estão dispostas aleatoriamente demonstrando a multiconfiguração de suas tarefas, o azul foi opção da escritora, porém caracteriza a personalidade dele: sutileza, serenidade, habilidade e sensibilidade.

Espero ter transmitido a idéia do livro, afinal este é objetivo do designer.

Parabéns Renata Rocha por mais uma conquista!

Um comentário:

  1. Mais uma vez, a grande Designer Laila Sampaio, me surpreende com essas informações gloriosas e bastantes enriquecedoras. Irei com prazer participar desse evento e prestigiar sua grande amiga e notável profissional, assim como você.

    ResponderExcluir