sexta-feira, 19 de março de 2010

Designer? NÃO!

Com certeza você já ouviu falar em designer de sombrancelhas ou cake designer. Afinal, o que isso quer dizer?

Designer de sombrancelhas é nada mais nada menos que uma especialista em fazer as sombrancelhas e detalhe, você pode ser este tipo de especialista comprando um curso pela internet. Gostou? Se ser designer fosse fácil, não precisaria de faculdade para se tornar um! Concorda?

Cake designer é exatamente uma pessoa que decora bolos. Humm... esse também não precisa de faculdade!

Valorizo qualquer profissão, mas fico revoltado ao ver o modo como as pessoas interpretam a palavra design. Não estou menosprezando o especialista em sombrancelhas, tampouco o decorador de bolos, mas estão usando a palavra design de forma vulgar - design é projeto, desenho, estudo. Um profissional de design para criar uma mesa, por exemplo, é necessário uma pesquisa aprofundada do público alvo, o briefing, fazemos a análise dos produtos existentes no mercado e estudamos se estão ergonomicamente corretos, o preço dos produtos, material utilizado para a confecção pensado no custo, facilidade de manuseio e construção e principalmente no meio ambiente, são semanas visualizando imagens e similares do produto para desenhar até chegar numa forma harmônica, contando com beleza, ergonomia e funcionalidade.

Galera, pode ser um pouco duro dizer isso, mas parem de dizer que são designers se vocês não são formados em design. DESIGN pode ser uma palavra pomposa, mas se você não é doutor, não finja ser um.

Então gente, vamos conscientizar as pessoas e não menosprezar nossa profissão. Se você decora bolos, porque não diz que é decoradora de bolos? Tudo bem, temos que usar mil e uma artimanhas para vencer no mercado de trabalho, porém temos que ter orgulho do que fazemos e valorizar nossa profissão, seja ela qual for. Um nome bonitinho não tornará nenhum profissional melhor que o outro, apenas nosso esforço e conhecimento, isso sim que o diferencial.

Ajudem esses profissionais e aos reais designers a tirar esse conceito totalmente errado da palavra DESIGN, concientize-se e provoque a concientização.



Usando a palavra design para deixar o nome da empresa mais sofisticado.
Empresa de jardinagem.


Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário