terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mutirão de mergulhadores fará limpeza na praia da Barra, em Salvador-BA

Fotos: Lúcio Távora / Divulgação.

A bela praia da Barra, tão admirada e frequentada por baianos e turistas, receberá uma iniciativa importante contra a degradação ambiental e poluição de suas águas: o Projeto Fundo Limpo, um mutirão de limpeza do fundo do mar, que será realizado nos dias 06 e 15 de fevereiro – um dia antes e um dia depois do Carnaval de 2013 – a partir das 08 h. Promovida pela Escola de Mergulho Galeão Sacramento, a ação vai contemplar o trecho do Cristo até o Porto da Barra. Com uma equipe de 15 profissionais, incluindo mergulhadores, cientistas, biólogos, geólogos, oceanógrafos, estudantes e professores de física, química, história, biologia e geologia, o Projeto Fundo Limpo pretende não só retirar o maior número possível de lixo do mar, como também realizar, em uma segunda etapa, uma pesquisa científica com o material coletado. “Queremos gerar conhecimento científico com os resultados obtidos e disponibilizar para a população e frequentadores das praias, a fim de alertá-los para o problema da poluição e, assim, criar mais consciência ecológica”, declara o diretor da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, Bruno Rocha Souza.


O lixo marinho não fica restrito apenas à faixa de areia. Plástico, madeira, vidro, tecido, metal, borracha, entre outros itens, são constantemente encontrados flutuando na coluna d’água e depositados no fundo do mar. “O lixo de fundo, também chamado de lixo bentônico, ameaça de diversas formas os animais e ecossistemas associados ao fundo marinho, sufocando corais, entupindo brânquias de pequenos animais filtradores, sendo ingeridos por predadores que o confundem com alimento e emaranhando e afogando peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões”, explica Bruno.  “Sem falar que as praias têm papel fundamental na atração de turistas para Salvador. A grande quantidade de lixo espalhado nas areias e no fundo do mar é um desestímulo ao turismo da cidade”, acrescenta.


Materiais e métodos - Para a realização do Projeto Fundo Limpo será utilizada a metodologia sugerida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com todos os equipamentos básicos que assegurem a integridade dos mergulhadores envolvidos na coleta. A operação também inclui equipamentos destinados à remoção e armazenamento dos itens (embarcações de apoio, cabos, GPS, boias e sacos-rede) e registro de dados, informações e imagens (câmera para filmagem e fotografia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário