terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Marca baiana assina o desfile de moda da segunda edição do Sarau Du Brown

Foto: Divulgação
Depois de se projetar como nova aposta de moda no Concurso Novos Talentos, Aládio Marques apresenta no ensaio de Carlinhos Brown um preview de sua próxima coleção.

Entrando em 2013 com o pé direito, o estilista Aládio Marques se prepara para apresentar uma coleção-cápsula no Sarau du Brown, evento multicultural criado por Carlinhos Brown para o verão baiano e que, além de moda e música, reúne linguagens artísticas como teatro, poesia e artes visuais em ensaios no Museu du Ritmo, em Salvador. Para o desfile, que acontece no dia 27 de janeiro, na segunda edição da festa, foram criados 13 looks femininos de Alto Verão, reunindo clássicos como vestidos longos, saias lápis e camisões, associados a peças trend como as hot pants e as blusas cropped. “Como se trata de um evento para o grande público, quero mostrar uma coleção que equilibre comercial e conceitual, com algumas ideias que tenho para o Verão 2014, adequando meu estilo e identidade às pesquisas que tenho feito, não só de mercado e cool hunting, mas também de moda de rua”, conta o criador.
Foto: Divulgação
Na cartela de cores, marrons, beges, caramelos e dourados dão o tom de tecidos como sarja, crepe de seda, organza, gase e chiffon. “Vou trabalhar a silhueta feminina, que sempre destaco em roupas mais ajustadas ao corpo, contraposta a peças mais amplas, para mostrar que essas formas podem dialogar e criar uma mulher sedutora, mas elegante, que é a cara da A.L Aládio Marques”, revela o estilista. Completando a apresentação, dois modelos irão mostrar peças da linha de camisas masculinas de Aládio para o Alto Verão. São peças cool, com modelagem própria e estamparia irreverente, numa adaptação das tendências de moda ao mais tradicional item do guarda-roupa masculino. A participação no Sarau du Brown servirá, enfim, como um ensaio, um preview do que o estilista irá apresentar em Fortaleza em abril, quando levará à passarela do Dragão Fashion, para o crivo de críticos, jornalistas, fashionistas e blogueiros de todo o país, suas apostas para o Verão 2014.


Sobre a marca

Lançada em Salvador e há um ano no mercado, a marca AL. Aládio Marques vem conquistando espaço com coleções de moda masculina e feminina que primam pelo design exclusivo e pelo excelente acabamento. A grife surgiu justamente do desejo do jovem estilista – que começou a desenhar ainda aos 11 anos e agora, com apenas 23, prepara-se para concluir o curso de design de moda - de oferecer às mulheres roupas com design autoral, embasado em pesquisas históricas, mas sempre colocadas em um contexto contemporâneo. O resultado são peças conceituais, mas que transitam não apenas nas passarelas: são ideais para o dia a dia de quem quer se vestir com personalidade e tem a alta qualidade de tecidos e cortes como exigência. Em paralelo, exercitando sua veia mais comercial, sem deixar de lado o “quê” de exclusividade de sua peças, a AL. Aládio Marques passou a desenvolver uma linha de camisaria masculina cool, com modelagem própria e estamparia diferenciada, voltada para padronagens lúdicas e irreverentes, garimpadas pessoalmente pelo próprio estilista, e para a adaptação das tendências ao mais tradicional item do guarda-roupa masculino. A grande surpresa foi, além dos homens, conquistar as mulheres, que adaptam as peças ao seu universo e viraram também grandes consumidoras das camisas AL. Aládio Marques.

Foto: Divulgação
Onde encontrar
Com produção artesanal, a linha feminina da A.L Aládio Marques conta com atendimento com hora marcada e pode oferecer também peças personalizadas, de acordo com o desejo da cliente. A marcação pode ser feita pelo telefone: (71) 8703-8418. Já linha de camisas masculinas está disponível na Boutique Jezebel (R. do Barro Vermelho, 36, Loja 101. Rio Vermelho), em Salvador, e na Illuminatti Acessórios (Rua Domingos Barbosa de Araujo, 06, loja 03), em Feira de Santana. Em breve as peças também poderão ser encontradas em Florianópolis, em multimarcas a ser divulgada. Consumidores de outros estados podem adquirir itens pelo email aladiomarques@gmail.com.


Histórico

A primeira coleção feminina da A.L Aládio Marques foi desfilada em Salvador em uma das etapas do Concurso Novos Talentos 2012, realizado pelo Shopping Barra e que já impulsionou marcas como Vitorino Campos e Luciana Galeão. Com o objetivo de revelar novos nomes do estilismo baiano, o evento consagrou “Glaciar”, de Aládio Marques, como grande vencedora da edição. Nas peças de inverno, inspiradas num ciclo de degelo ocorrido hà 12 mil anos, formas geométricas foram retiradas das modificações ocorridas com o relevo da terra após a era glacial e transportadas para as roupas, que ganharam cortes retos e estruturados e aplicações de tecido em referências às marcas deixadas na superfície terrestre. Os vestidos simples, de corte limpo, ganharam bossa a partir das inserções precisas das inspirações do estilista, além de contar com a nobreza de materiais como organza e musseline. Como parte da premiação, Aládio foi convidado a apresentar suas criações na edição 2013 do Dragão Fashion, a mais importante semana de moda do Nordeste.

No mesmo ano, o estilista criou o figurino de Daniela Mercury para o desfile na escola de samba carioca Portela, que naquele ano homenageava a Bahia e teria a cantora como destaque em um de seus carros alegóricos. O lifestyle carioca da década de 1960 serviu como base para o look, que ganhou projeção nacional e trazia ainda referências às formas curvilíneas do calçadão de Ipanema.

Para sua segunda coleção, desfilada em destaque durante a edição posterior do Concurso Novos Talentos, Aládio Marques buscou entender a cultura dos antigos egípcios, a partir dos rituais de mumificação dos animais considerados sagrados. Novamente, as formas inspiraram o estilista: as bandagens de linho formavam desenhos geométricos que lembravam linhas, diamantes e xadrezes – formas que foram utilizadas em detalhes como golas e punhos, nas padronagens criadas com a combinação de diferentes tecidos e em recortes vazados nas peças. Criada para o Verão 2013, a coleção reúne blusas, camisas, calças, saias e vestidos de crepe de seda com aplicações de organza e musseline e traz uma cartela de cores que se refere às variações dos tons de nude das areias do deserto e dos tons de rosa do crepúsculo egípcio, em contraste com as cores cítricas de repteis que habitam o deserto do Saara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário