sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pesquisadores desenvolvem roupa em spray

Já pensou em fabricar suas próprias roupas em apenas 15 minutos? O Fabrican (em tradução literal, "tecido em lata") foi invenção do designer espanhol Manel Torres com colaboração técnica e científica do Imperial College e o Royal College of Art de Londres.

 

Trata-se de um material formado por fibras de algodão, polímeros (substâncias plásticas para dar liga e "colar" as fibras) e solventes que mantêm tudo em estado líquido para ser espirrado no corpo. Depois que a mistura atinge o corpo e ganha sua forma, começa a secar rapidamente. Em cerca de 15 minutos, a nova roupa está pronta.

A ideia dos pesquisadores é criar um tecido que rapidamente toma a forma dos objetos onde é depositado. Além de poder ser usado como ataduras em hospitais e onde mais a imaginação permitir. 


O tecido em lata parece futurista, mas em breve estará disponível aos consumidores, garantem os criadores. Para quem se preocupa com sustentabilidade, a roupa em lata pode ser lavada e reutilizada. E quando seu dono enjoar do modelo, ele poderá ser dissolvido e virar matéria-prima para novas roupas.

O próximo passo dos cientistas é tentar agradar a quem não gosta de roupas coladas ao corpo e minimizar o cheiro de solvente das peças.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário