quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Centro de Design de Moda da Bahia

A indústria de moda ganha nesta sexta-feira (11/12) o Centro de Design da Bahia, um núcleo com infraestrutura para oferecer às empresas de confecções desde a etapa de pesquisa até a finalização da peça-piloto. A inauguração do espaço será às 19 horas, no SENAI Unidade Dendezeiros (Av. Dendezeiros, nº 99, Bonfim), sede do Centro de Design. Após o ato oficial, que deve contar com a presença do governador Jaques Wagner, haverá desfile para apresentação das peças desenvolvidas por designers que participaram da etapa de capacitação nos últimos dois anos.
O Centro de Design da Bahia compreende uma biblioteca virtual, a modateca (acervo direcionado à moda), a teciteca (acervo de amostras de tecido), e quatro laboratórios: modelagem e risco, oficina de costurabilidade e corte, bordado e o de identificação de cores. O principal objetivo do centro é promover a competitividade da indústria de moda da Bahia por meio da inserção do design. “É uma forma de agregar valor aos produtos e marcas deste segmento e introduzir novas tecnologias na gestão empresarial, especialmente das micro, pequenas e médias empresas”, explica o gerente da Área de Vestuário e Calçados do SENAI Dendezeiros, Djalma Henrique Júnior.
O Centro de Design atenderá inicialmente às demandas de 30 empresas que integram o projeto estruturante do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Posteriormente, sua infraestrutura deverá atender outras empresas do setor. Para viabilizar o projeto, a Secti firmou parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que garantiu os recursos, com o SENAI e Sebrae, instituições executoras do projeto.
A inauguração do centro é a segunda etapa prevista pelo projeto estruturante da APL de Confecções. Na primeira, gestores e designers de empresas de Salvador e Feira de Santana foram capacitados em gestão estratégica e em design de moda. Na terceira e última etapa, o projeto vai investir na promoção da Marca Bahia. “A finalidade principal é alavancar o desenvolvimento sustentável do setor de vestuário, fortalecendo prioritariamente as empresas de confecção voltadas para o segmento de moda”, esclarece Tatiana Almeida Torres, coordenadora da APL pela Secti.
A expectativa é que a nova marca amplie nacionalmente e também no exterior a percepção de valor dos produtos de moda criados pelas empresas baianas, preservando a identidade e a cultura locais.

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