Abordar o discurso científico sobre meio ambiente na mídia e a cobertura por parte dos jornalistas e dos divulgadores da ciência, este é o principal objetivo do 1º Seminário de Comunicação Ambiental do Estado da Bahia, que acontecerá no próximo dia 18, na Casa do Comércio, das 8h às 13h. O evento é realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).
Ciência, Mídia e Meio ambiente: os desafios da divulgação científica no século XXI, será o tema da palestra de Simone Bortoliero, graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado e Doutorado em Comunicação Científica e Tecnológica pela UMESP - São Paulo, além do Pós-Doutorado em Mídia e Biocombustíveis pela Unicamp.Outro tema que será discutido é a Cultura Científica na Internet: notícias de meio ambiente em alguns blogs brasileiros, com a palestrante Cristiane Porto, doutoranda do Programa Multidisciplinar de Cultura e Sociedade da Facom - UFBA e Mestrado em Letras e Lingüística pela UFBA. Além de ser coordenadora do Núcleo de Publicações da Rede de Ensino FTC, editora-chefe da Revista Diálogos & Ciência e professora da Rede.
Míriam Santini de Abreu, graduada em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com especialização em Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalha no Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (SINTRAJUSC), vai abordar o assunto Comunicação Ambiental uma nova tendência de mercado.
O ambientalista e cientista social, com especialização em Gerenciamento de Riscos, por Northwest United University, em Missouri, Henrique Cortez, vai debater sobre As diversas formas de comunicar os temas ambientais. Cortez, também é coordenador do Portal EcoDebate e subeditor da Revista Cidadania & Meio Ambiente.
Este será o primeiro de outros encontros que o IMA e a SEMA pretendem promover para que todos possam discutir um pouco mais sobre Comunicação Ambiental.
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Fonte: Ascom/IMA
Que interessante Comunicação Ambiental, tudo haver com Design.
ResponderExcluirDesigners boa oportunidade de ficar engajado com um assunto tão badalado. Além de dar muita margem para sustentabilidade, tem foco na mídia e ciências, sem contar com palestrantes de respeito. Vale muito apena conferir!
O evento já está com quase 200 inscritos, vai ser um sucesso!
ResponderExcluir