Foto: Djanira Chagas. |
Foto: Djanira Chagas |
Renata Rocha Foto: Mateus Pereira. |
Para a realização desta primeira etapa de produção, o documentário contou com o patrocínio do estaleiro Mac Laren Oil, além do apoio da Biscoito Fino, Governo do Estado da Bahia, IRDEB, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, dentre outros.
Um diferencial de “O Grito Krajcberg” é a trilha sonora, assinada por Camilo Fróes e Jarbas Bittencourt, e criada a partir dos elementos captados durantes as gravações. No longa, é possível conferir barulhos do barco navegando, o canto dos pássaros, as ondas do mar, além de outras sonoridades que contribuíram para deixar a trilha bem original.
Renata e Krajcberg Foto: Reprodução. |
A pré-estreia vai acontecer em função da programação especial das festividades dos 90 anos do artista e será realizada para homenagear Krajcberg. A princípio a exibição foi só para convidados, mas a jornalista já se organiza para realizar um segundo lançamento para um público maior. Krajcberg veio a Salvador especialmente para a ocasião.
Frans Krajcberg – Frans Krajcberg é artista plástico naturalizado brasileiro e reconhecido mundialmente pela força de sua obra; acumula vários títulos, honrarias e prêmios por sua postura ética e humanística diante dos problemas socioambientais. Kracjberg correu o mundo debatendo os sérios problemas que ameaçam a saúde do planeta, além de realizar centenas de exposições. A sua trajetória mostra a riqueza de um ativista que construiu uma história de vida única. Desde as suas experiências ao servir ao exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial, época em que perdeu toda a família nos campos de concentração nazista, até chegar ao Brasil, em 1948, onde chegou a passar fome e dormir nas praças públicas do Rio de Janeiro.
Renata Rocha - Renata Rocha é produtora, pesquisadora, escritora e jornalista. É autora da biografia intitulada “A Pluralidade de Sérgio Mattos”, uma obra mais direcionada para a academia que aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Mattos. Além da produção e direção do documentário intitulado “O Grito Krajcberg”, a escritora organiza o livro do filme, uma versão impressa com depoimentos de Walter Salles, Maria Bethânia, Caetano Veloso e outros.
Engajada com a problemática ambiental, Renata Rocha elaborou todo planejamento de comunicação do Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, um projeto idealizado por Frans Krajcberg em Nova Viçosa no extremo sul da Bahia. Atualmente está dirigindo o longa-metragem “Emanoel Sem Fronteiras” uma biografia do artista plástico baiano Emanoel Araujo. Este novo projeto também vai gerar um livro com a crítica genética do processo criativo do artista. Outra inserção no meio cinematográfico.
Foto: Djanira Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário