Li recentemente um artigo no jornal The Guardian (UK), republicado pelo site DesignBrasil, sobre a inclusão do design no desenvolvimento e na reformulação de políticas públicas. Este artigo, redigido por Justin Mcguirk, retrata o cenário da inclusão e aplicação do Design dentro do setor público demonstrando as ações do governo finlandês e comparando-as com Londres. Destacaremos aqui a atuação do fundo finlandês de inovação Sitra. O objetivo deste órgão, fundado em 1967, é abordar questões sócio-econômicas mais cruciais da sociedade finlandesa e propor soluções factíveis. Uma das ações citadas pelo autor foi a atuação da instituição na educação pública, onde buscou-se entender as dificuldades existentes em um sistema educacional que está entre os melhores do mundo.
Este artigo vai de encontro a uma das questões levantadas na entrevista realizada com Gui Bonsiepe, com relação a atuação do designer no setor público brasileiro. Segundo ele, “Uma política industrial e uma política de desenvolvimento que não usam o design industrial como ferramenta são políticas amputadas”. Mas, afinal, o que são políticas de design?
Vamos começar a tecer idéias para responder essa pergunta e melhor, vamos sim provocar as mudanças com nossa força intelectual, afinal somos formadores de opinião.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial
Nenhum comentário:
Postar um comentário