sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Dia sem sacolas plásticas



Cerca de 500 bilhões de sacos plásticos vão para o lixo todos os anos, no mundo. Esta quinta foi dia de levar a mudança de hábito. Um supermercado distribuiu sacolas de pano e caixas de papelão.

O dia 15 de Outubro foi a data escolhida por ambientalistas de 33 países pra chamar a atenção para um problema que a gente, sem perceber, leva para casa todos os dias.

A maioria de nós tem em casa um lugar separado para guardar esses saquinhos. E, por mais que esse lugar esteja sempre abarrotado, nós não achamos que esse seja um gesto tão prejudicial para o meio ambiente.

Mas, de um em um, 500 bilhões de sacos plásticos são jogados no lixo todos os anos, no mundo inteiro.

Tanta poluição, que hoje foi dia de incentivar uma mudança de hábito. Um supermercado distribuiu sacolas de pano e caixas de papelão para levar as compras.

A meta será atingida e a poluição vai diminuir quando todo mundo perceber que um saco de plástico pode ser útil, mas não é tão indispensável assim.



Veja dicas para reduzir o uso de sacolas plásticas



O Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha “Saco é um saco” para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se reduzir o uso de sacolas plásticas.

A dica principal dica para recusar as sacolas de plástico em supermercados é levar sacolas retornáveis, de tecido ou de fibras, caixas de papelão ou carrinhos de feira.

Para não esquecer de levar sempre a sacola retornável, a recomendação é deixar sempre uma dentro do carro ou perto da porta de casa.

É indicado também usar a criatividade e improvisar embalagens com caixas de papelão, engradados plásticos.

Se você esquecer a sacola retornável e precisar usar uma de plástico, aproveite toda a capacidade dela, que devem aguentar até 6kg.

Além disso, é bom lembrar que não é preciso usar sacolas plásticas para todo o tipo de lixo. Materiais recicláveis, por exemplo, podem ser acomodados em caixas. As sacolas plásticas devem ficar reservadas apenas para o lixo úmido.

Foto: Reprodução


Fonte: Jornal Nacional

2 comentários:

  1. As pessoas precisam entender a real necessidade de cuidar do meio ambiente. Se o Designer de produto fizer a parte dele, utilizando materiais biodegradáveis ou recicláveis, já será um ótimo começo, pois desta forma as pessoas que possuírem estes produtos estarão ajudando a minimizar a poluição existente no planeta.
    Então galera, Vamos usar sacolas retornáveis e ao comprar produtos observar o tipo de material, pois com os mínimos detalhes podemos ajudar e muito.

    ResponderExcluir
  2. Responsabilidade total do designer, suas criações podem salvar ou destruir o mundo, tem que pensar muito, antes de inundar as prateleiras com produtos.

    ResponderExcluir