sábado, 28 de maio de 2011

Curso de Design de Interiores promove feira na UniJorge

O aluno do curso de Design de Interiores da Unatec, Mauro José Teixeira Leite, criou um projeto inovador: móveis sustentáveis em garrafas PET.
Foto: Reprodução.
O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) vai se transformar em um espaço de incentivo às atitudes sustentáveis e ao reaproveitamento de materiais no próximo dia 2 de junho. O motivo é que o curso de Design de Interiores da instituição promoverá o “Brique da Zélia”, uma feira de objetos de decoração usados ou novos, disponíveis para troca, compra ou venda. Essa iniciativa complementa o I Encontro de Gestão e Sustentabilidade promovido pelos cursos de EAD.

Aberto ao público, o evento vai contar com as dicas dos alunos de Design de Interiores que, além de organizarem a feira, com a orientação dos professores, são os responsáveis pelos objetos que irão compor o ambiente. O “Brique da Zélia” será promovido mensalmente. Pretende-se estimular os participantes a reaproveitar elementos como objetos de decoração, de arte e de artesanato.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Especialização em Design de Produtos Industriais - 2ª edição


Já iniciou a pré-inscrição para a Especialização em Design de Produtos Industriais. Os interessados deverão comparecer à secretaria acadêmica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, das 13:00 às 22:00h, segunda à sexta.

Para inscrição na Especialização em Design de Produtos Industriais é necessário apresentação dos seguintes documentos (original e cópia):

-diploma de graduação;

-certidão, atestado ou declaração de concluinte (para recém-formados);

-histórico escolar;

-currículum vitae;

-comprovante de residência;

-RG, CPF;

-2 fotos 3x4.


Descrição do curso:

Especialização em Design de Produtos Industriais

Com este curso você aprende a desenvolver produtos industriais utilizando ferramentas de projeto e softwares CAD, articulando conhecimentos técnicos diversos e propondo soluções funcionais, competitivas, inovadoras e sustentáveis. Disciplinas: Desenvolvimento de Produtos (36h)/ Semiótica Aplicada ao Design de Produtos (12h)/ Modelagem Computacional em Design de Produto I - Rhinoceros (36h)/ Modelos Virtuais de Apresentação (24h)/ Metodologia do Trabalho Científico (12h)/ Ergonomia e Usabilidade (36h)/ Seleção e Tecnologia dos Materiais (36h)/ Processos de Fabricação (36h)/ Viabilidade Econômica de Novos Produtos (36h)/ Modelagem Computacional em Design de Produto II - Solidworks (36h)/ Modelagem Computacional em Design de Produto III - Solidworks (24h)/ Inovação Industrial e Globalização (24h)/ Projeto Integrado para Fabricação (24h)/ Design e Sustentabilidade (12h)/ Design Estratégico (12h)/ TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (80h).

Para mais informações: Sistema FIEB | www.fieb.org.br
 

A artista afro-americana Chanel Compton desenvolverá pintura de mural em Salvador

Foto: Divulgação
No final do mês, Chanel Compton, muralista afro-americana vinculada ao famoso Smithsonian (importante instituto que mantém um complexo de museus de arte e centros de pesquisa nos EUA), estará em Salvador a convite do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro e da ACBEU, onde ministrará um workshop sobre a técnica de mural painting (muralismo ou pinturas em murais) e, simultaneamente, desenvolverá um painel comemorativo numa parede externa da ACBEU, no Corredor da Vitória. A artista ministrará o workshop nos dias 29, 30 e 31 para jovens alunos do ACCESS (projeto de inclusão educacional que garante curso de inglês para alunos de escolas públicas) e em conjunto com os estudantes desenvolverá a pintura do mural. Na quarta-feira, dia 1º de junho, às 11 horas, haverá o lançamento do painel com a presença do Cônsul dos EUA para Imprensa, Educação e Cultura, Mark A. Pannell. A ação integra as comemorações pelos 70 anos da ACBEU.

O workshop será desenvolvido dentro de um projeto de intercâmbio educativo-cultural que Chanel Compton iniciou em Washington. O projeto é chamado “Our Africa Murals”, ou seja, murais inspirados pela conexão africana com o Brasil e os EUA. Estudantes de Washington começaram uma pintura numa tela de grande dimensão a ser completada por estudantes no Brasil.  O tema do mural é relacionado aos “freedom fighters” do Brasil e dos EUA, ou seja, os abolicionistas, pessoas que lutaram contra a escravidão e a opressão.  A tela, quando completada, será transportada de volta aos EUA e exposta em escolas públicas na cidade de Washington, DC.  Os participantes norte-americanos também desenvolveram camisetas com imagens em silkscreen e bandanas do projeto “Our Africa Murals” para os estudantes brasileiros.


Sobre Chanel Compton

Chanel Compton é artista plástica, educadora e curadora residente em Washington, DC.  Desde 2009, coordena o Studio Africa Program do Smithsonian National Museum of African Art, onde desenvolve programas regulares em arte-educação, como workshops e performances, e promove projetos para integrar o museu com escolas e instituições comunitárias, dentre os quais destaca-se o “Community Day: Africa Live”, que atraiu mais de trezentos membros de comunidades para participar de onze atividades multi-disciplinares no museu.  É também diretora do Programa de Educação Artística da Perry School (desde 2010), através do qual planeja atividades fora do horário letivo para grupos de até vinte alunos durante quatro dias semanais, coordena a exposição de fim-de-ano da escola em galerias de arte em Washington, e contrata artistas locais como convidados.     

Por acreditar que encorajar a expressão artística melhora a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades urbanas, Chanel Compton vem se destacando como pintora de murais em áreas públicas nos Estados Unidos e no exterior.  Projetos recentes incluem um mural de grandes dimensões (cerca de nove metros de altura) no bairro residencial de Capitol Hill, intitulado “Souza’s New Marching Band”, além de uma colaboração com a equipe de produção do programa de televisão Extreme Makeover, da American Broadcasting Company (ABC), que resultou num mural para a The Fishing School.

Chanel Compton possui um sólido comprometimento com a arte compreendida como veículo para promover a inclusão.  Em 2009, recebeu um financiamento da DC Commission on the Arts and Humanities para desenvolver no Arch Training Center o projeto “Imagine and Create Workshop”, através do qual levou a arte-educação para trinta jovens que aguardavam julgamento criminal.     

A jovem artista iniciou sua carreira como curadora assistente do The Studio Museum, no Harlem, Nova York (2004).  Foi posteriormente convidada a dirigir o programa de verão do Centro de Meditação Budista Samadhi, na cidade de Tupadly, República Checa (2007).  De volta aos EUA, foi coordenadora do programa de arte-educação da escola de ensino fundamental Abrakadoodle e curadora assistente da Transformer Gallery, ambas em Washington, DC (2007-08).  Foi também curadora da exposição coletiva de jovens artistas “Critical Exposure Presents: Picture Equality” (2009), dirigiu projetos colaborativos em pintura de mural envolvendo grupos com entre vinte a trinta artistas, dentre os quais destacam-se “Breaking Wave: Outdoor Art Space” e “Murals to Zora”, ambos datados de 2009, e desenvolveu projetos especiais de curadoria para instituições como Critical Exposure e The Pink Line Project. 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Unijorge na Moda


O Unijorge na Moda é uma mostra de projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de Design de Moda. O evento acontece dia 08 de junho no Centro Universitário Jorge Amado - Campus Paralela, e contará com Palestra, às 17h, Vitrine Viva, às 18h30 e Desfile, às 20h.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lixeira Sanfonada

Fotos: Reprodução.
O designer koreano Sung-woo Park projetou uma interessante lixeira denominada de “Bin Armstrong”. Ele fez alusão ao nome do primeiro homem a pisar na lua, símbolo de um ato considerado “um grande passo para a humanidade”. A lixeira possui forma de sanfona, para que pisando em sua tampa deixe o lixo compactado, dando espaço para acumular mais lixo, diminuindo a troca de saco plástico.

Fonte: Jaeh! Blog


Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

Foto: Reprodução.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). O prêmio é um incentivo para a indústria e o design brasileiro voltado para o mercado de embalagens nacionais, dando destaque aos casos de sucesso e traçando as tendências e trajetórias do design de embalagens no país.

A participação no Prêmio ABRE é dividida em seis módulos: embalagem, design gráfico, design estrutural, tecnologia de materiais e conversão, marketing e especial – agrupados em diferentes categorias.

A novidade nesta edição é a categoria Voto Popular, que tem as inscrições abertas até dia 20 de maio, e cuja votação é feita através da internet, subdividida entre a escolha dos Profissionais da área e dos Consumidores.

Já para a decisão do Juri Técnico, as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site do Prêmio, mas as embalagens devem ser enviadas ou entregues pessoalmente na ABRE, em São Paulo.

As embalagens premiadas, além de serem expostas em feiras mundiais do setor, podem concorrer ao WorldStar, prêmio mais importante da área organizado pela Organização Mundial da Embalagem (WPO).

O regulamento completo do Prêmio ABRE 2011 pode ser acessado aqui
Para mais informações, acesse www.premioabre.org.br.  

Aproveitando o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, observamos algumas embalagens na internet que são super criativas e bonitas. Confira e inspire-se:


Embalagens de suco criadas pelo designer Naotofukasawa.
Embalagem do energético Rubyy.

Embalagem WER de Alexandre Michaud.
Embalagem para esmalte.
Embalagem para ração de Benjamin Yi.
Embalagem para cigarros.




Fotos: Reprodução.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

4° Design Show Computer Arts

O Design Show da Revista Computer Arts Brasil, evento focado nas principais vertentes do design, voltado para estudantes e profissionais das áreas de design gráfico, motion design, animação e web design, chega a sua 4ª edição.

Em um único dia, profissionais de renome no mercado expõem e dividem com o público suas inspirações, expertise, dicas e experiências. Esse ano o Design Show promoverá um evento paralelo para um grupo de 30 pessoas: o workshop com o convidado internacional Nate Williams, ilustrador e designer gráfico norte-americano, atua nos mercados editorial, publicitário, fonográfico, de moda e decoração, que ensinará sobre a Criatividade na Solução de Briefings.

O evento será na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em Higienópolis - São Paulo.

Confira a Programação aqui.